segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Québec

Hoje, eu e minha esposa demos um passo importante em nossas vidas. Enviamos a nossa demanda para residência permanente no Québec. O desejo de morar fora não é novo mas levou um bom tempo para que a idéia amadurecesse e para que tivéssemos boas chances de entrar no mercado de trabalho canadense. Sinto que agora é o momento certo. Que estamos preparados. Fizemos muitas pesquisas durante esses anos. Onde ir? EUA, Canadá, Chile, Austrália, Europa? Chegamos a conclusão que o Canadá, mais especificamente o Québec, seria o melhor lugar para nos estabelecermos. De tanto que pesquisamos sobre a província me sinto confortável hoje até para fazer uma palestra sobre o Québec.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Globo de Ouro 2010

Amanhã, 17 de janeiro de 2010, ocorre o Globo de Ouro 2010. Assisti alguns dos filmes que estão concorrendo ao prêmio e vou dar os meus chutes aqui de quem tem mais chances de ganhar.

Melhor filme - Drama - Os cinco indicados são: Avatar, The Hurt Locker, Inglourious Basterds, Precious: Based on the Novel Push by Sapphire, Up in the Air. Assisti todos e achei Precious e Up in the Air bem fracos. "Precious" é a estória de uma adoslecente negra e obesa que tem a vida que ninguém desejaria ter. Eu gosto muito de dramas mas não gostei da maneira como esse foi contado. Deixou o filme bem chatinho. "Up in the Air", sinceramente não sei porque esse filme foi indicado. Romance piegas com final previsível. Minhas apostas ficam com os próximos três filmes. "Inglourious Basterds" é um dos melhores filmes do Tarantino em muitos anos. O final do filme eu achei meio idiota mas todo o resto é muito bom. "Avatar" é uma mega produção do James Cameron. Esse é um dos daqueles filmes que vão marcar época. O uso do 3D no filme é algo que realmente impressiona. A revolução dessa tecnologia pode ser comparada ao surgimento das cores nas telas quando só existiam o preto e branco. E não é só isso, o filme tem uma boa estória. Agora de todos esses o meu preferido é o "The Hurt Locker" que mostra um grupo anti-bombas americano trabalhando no Iraque. O filme é de extremo bom gosto com fotografia belíssima. Fortes doses de tensão e suspense marcam o enredo desse longa metragem. Apesar de que eu acho difícil esse filme ganhar, eu vou torcer por ele.

Melhor filme - Musical / Comédia - os cinco indicados são: (500) Days of Summer, The Hangover, It's Complicated, Julie & Julia, Nine. Não cheguei a assistir nem "Nine" nem "It's Complicated". "Julie & Julia" eu não gostei. O filme era tão chato que não acabava nunca. Mas minha mulher gostou, vai entender. Achei o papel da Meryl Streep insuportável. hehehe. Bom, eu ficaria mesmo com os dois próximos filmes. "The Hangover" é o filme mais engraçado dos concorrentes. Um grupo de 4 amigos vão para Las Vegas fazer uma despedida de solteiro e quando acordam percebem que está tudo revirado e não se lembram de nada. Foi mais ou menos a fórmula usada no também engraçado "Dude, Where's my Car?" do ano 2000. Mas eu vou apostar no "(500) Days of Summer", uma daquelas comédias romântica indies que vale a pena ver. O filme tem uma linguagem bem legal. Conta os 500 dias de um relacionamento amoroso. Muitas referências sonoras estão presentes também, uma cena em particular mostra eles tocando The Smiths.

Vou tentar ser mais breve nas próximas categorias.

Melhor ator em drama: Jeff Bridges por Crazy Heart, George Clooney por Up in the Air,
Colin Firth por A Single Man, Morgan Freeman por Invictus e Tobey Maguire por Brothers. Só não assisti "Crazy Heart" e "A Single Man". George Clooney não merece. O homem aranha, Tobey Maguire, fez uma boa atuação mas nada de excepcional. Morgan Freeman, que é carta marcada, está querendo ganhar outro prêmio ainda mais fazendo o papel de um político famoso como Mandela. Eu ficaria entre os dois que eu não assisti. E como é difícil opinar por algo que não se viu eu fico com Jeff Bridges, o imortal Grande Lebowski, pelo seu papel de guitarrista country.

Melhor atriz em drama - Emily Blunt por The Young Victoria, Sandra Bullock por The Blind Side, Helen Mirren por The Last Station, Carey Mulligan por An Education e Gabourey 'Gabby' Sidibe por Precious: Based on the Novel Push by Sapphire. Só não assisti dois desses: "The Young Victoria" e "The Last Station". Dos que eu assisti eu acho que tem mais chances é a Sandra Bullock por "The Blind Side". Ela fez um papel extremamente forte e bem interpretado. O sotaque dela está ótimo. Praticamente idêntico ao da personagem na vida real.

Melhor ator em musical/comédia - Matt Damon por The Informant!, Daniel Day-Lewis por Nine , Robert Downey Jr. por Sherlock Holmes, Joseph Gordon-Levitt por (500) Days of Summer e Michael Stuhlbarg por A Serious Man. Só assisti um desses filmes. Sem chances de acertar. Mas vou arriscar no Michael Stuhlbarg porque eu sou fã dos filmes dos irmãos Coen.

Melhor atriz em musical/comédia - Sandra Bullock por The Proposal, Marion Cotillard por Nine, Julia Roberts por Duplicity, Meryl Streep por It's Complicated e Meryl Streep por Julie & Julia. De novo, só vi um deles. E dessa vez eu nem arrisco em nenhuma delas.

Melhor animação - Vai ficar com "Up" sem sombra de duvidas.

Melhor filme estrangeiro - Los abrazos rotos, Baarìa, Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte, La nana e Un prophète. Só não tive oportunidade de Baarìa. "Los Abrazos Rotos" é mais um filme bem feito do Almodóvar com todos aquelas caracteristicas que já conhecemos. "Un prophète" é um filme francês um pouco cansativo que mostra a estória de um árabe que vai preso. Ele é um preso comum que aprende como funciona o sistema carcerário e através de alianças e estratégias vai se fortalecendo. "La Nana" é um filme chileno bem interessante que mostra a vida de uma doméstica e todos as suas loucuras, literalmente falando. O filme explora bem a parte psicológica da personagem. Agora o destaque é o alemão "Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte". Excelente filme, com imagens em preto e branco vislumbrantes. O filme conta acontecimentos estranhos que ocorreram numa pequena vila da Alemanha um pouco antes da Primeira Guerra Mundial. O clima é bastante sombrio. É do mesmo diretor de "Caché" e se você não gostou do final desse filme é melhor nem assistir o "Das Weisse Band". Mas é o meu favorito no Globo de Ouro para melhor filme estrangeiro.

Segue o link do IMDB com todas as categorias:

Estou ansioso para conhecer o resultado amanhã.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Um pouco de nostalgia - Ramones


Na verdade eu iria começar falando sobre carreira profissional mas achei que era um assunto meio entendiante para a maioria dos meus leitores (que leitores?!?!). Bom, vou falar sobre uma das minhas paixões: Ramones.

O Ramones é uma banda de punk rock formada em 1974 no Queens em Nova York. Muitos os consideram como a primeira banda punk. Fato é que existiram alguns grupos anteriores à eles que já traziam esse espírito que viria a ser conhecido como punk. Eu sou da opinião de que eles foram a primeira banda punk sim. Eles foram influenciados por outras bandas como The Beatles, The Who, The Stooges e MC5.

Eu comecei a ouvir rock em 1983 (uia, como sou velho!). Eu era mais fã de hard rock. E me lembro bem em 1989 quando um amigo meu de Bragança Paulista insistiu para eu ouvir uma fitinha k-7 que ele tinha gravado. A banda era Ramones. O álbum, Ramonesmania (uma compilação). Sempre que eu ouvia a palavra Ramones eu associava à um rock extremamente pesado. Relutei em ouvir a fita, mas quando eu ouvi, todos os meus preconceitos cairam. Aquela banda era fantástica. A genialidade de fazer músicas curtas, rápidas e ao mesmo tempo "pop" era algo que eu nunca tinha ouvido até então. Como não se encantar com músicas como "Beat on the Brat"?

Pois bem, depois disso passei a ouvir Ramones quase todos os dias durante minha adolescência. Conhecia todas as músicas, tinha uns videos em VHS piratas (porque na época não se achavam originais), sabia imitar todos os trejeitos do Joey Ramone, Johnny Ramone, Dee Dee Ramone e Marky Ramone. Me reunia com os amigos para tentar tocar as músicas deles. Eu gostava muito de assistir apresentações de outras bandas pois se eles tocassem músicas dos Ramones eu tentava ver quais acordes era usados na guitarra. Nossa, aqueles eram bons tempos.

Em 1996 eles passaram em São Paulo para aquilo seria a última turnê. Felizmente, nessa época eu já tinha idade para ir no show e consegui juntar o dinheiro para comprar um ingresso. Foi lindo, eu sabia até qual seria a sequência das músicas. Quando o show terminou, as pessoas começaram a ir embora e eu fiquei lá parado olhando o palco vazio tentando guardar aquele momento triste pois sabia que era a última vez que teria a oportunidade de vê-los.

Em 2001, estava em Itatiba, eu fazia um curso de Ciência da Computação na USF lá. Fui até a classe mas como não estava muito animado resolvi sair de classe e ir para o bar 90 graus que ficava próximo da faculdade. Sentei lá para comer e beber e fiquei vendo a TV. Me lembro como se fosse hoje, a notícia de que Joey Ramone havia falecido. Foi algo totalmente inesperado pois para mim Joey Ramone era uma daquelas figuras imortais.

Bom, e o que eu aprendi com os Ramones? Aprendi que devemos valorizar as coisas simples. Porque é difícil fazer algo simples mas bem feito. Eles mostraram isso ao mundo. Mostraram que qualquer um era capaz de fazer aquilo também. Você não precisava ser um Jimi Hendrix para tocar guitarra. Bastava ter atitude e vontade.

Hey Ho! Let's Go!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Introdução

Antes de mais nada esse é um blog informal. Apesar de acompanhar alguns poucos blogs interessantes nunca pensei em criar um para mim. Só mudei de idéia depois de ler alguns artigos sobre os benefícios de se ter um blog. Pois bem, aqui estou. A idéia é falar sobre os assuntos que eu gosto: literatura, tecnologia, segurança da informação, filmes e música.

Atenção: isso não é um diário mas nada impede de que eu coloque algumas situações do meu cotidiano.

Sem mais delongas, fico por aqui. Foi só uma introdução.


Seguidores