terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Um pouco de nostalgia - Ramones


Na verdade eu iria começar falando sobre carreira profissional mas achei que era um assunto meio entendiante para a maioria dos meus leitores (que leitores?!?!). Bom, vou falar sobre uma das minhas paixões: Ramones.

O Ramones é uma banda de punk rock formada em 1974 no Queens em Nova York. Muitos os consideram como a primeira banda punk. Fato é que existiram alguns grupos anteriores à eles que já traziam esse espírito que viria a ser conhecido como punk. Eu sou da opinião de que eles foram a primeira banda punk sim. Eles foram influenciados por outras bandas como The Beatles, The Who, The Stooges e MC5.

Eu comecei a ouvir rock em 1983 (uia, como sou velho!). Eu era mais fã de hard rock. E me lembro bem em 1989 quando um amigo meu de Bragança Paulista insistiu para eu ouvir uma fitinha k-7 que ele tinha gravado. A banda era Ramones. O álbum, Ramonesmania (uma compilação). Sempre que eu ouvia a palavra Ramones eu associava à um rock extremamente pesado. Relutei em ouvir a fita, mas quando eu ouvi, todos os meus preconceitos cairam. Aquela banda era fantástica. A genialidade de fazer músicas curtas, rápidas e ao mesmo tempo "pop" era algo que eu nunca tinha ouvido até então. Como não se encantar com músicas como "Beat on the Brat"?

Pois bem, depois disso passei a ouvir Ramones quase todos os dias durante minha adolescência. Conhecia todas as músicas, tinha uns videos em VHS piratas (porque na época não se achavam originais), sabia imitar todos os trejeitos do Joey Ramone, Johnny Ramone, Dee Dee Ramone e Marky Ramone. Me reunia com os amigos para tentar tocar as músicas deles. Eu gostava muito de assistir apresentações de outras bandas pois se eles tocassem músicas dos Ramones eu tentava ver quais acordes era usados na guitarra. Nossa, aqueles eram bons tempos.

Em 1996 eles passaram em São Paulo para aquilo seria a última turnê. Felizmente, nessa época eu já tinha idade para ir no show e consegui juntar o dinheiro para comprar um ingresso. Foi lindo, eu sabia até qual seria a sequência das músicas. Quando o show terminou, as pessoas começaram a ir embora e eu fiquei lá parado olhando o palco vazio tentando guardar aquele momento triste pois sabia que era a última vez que teria a oportunidade de vê-los.

Em 2001, estava em Itatiba, eu fazia um curso de Ciência da Computação na USF lá. Fui até a classe mas como não estava muito animado resolvi sair de classe e ir para o bar 90 graus que ficava próximo da faculdade. Sentei lá para comer e beber e fiquei vendo a TV. Me lembro como se fosse hoje, a notícia de que Joey Ramone havia falecido. Foi algo totalmente inesperado pois para mim Joey Ramone era uma daquelas figuras imortais.

Bom, e o que eu aprendi com os Ramones? Aprendi que devemos valorizar as coisas simples. Porque é difícil fazer algo simples mas bem feito. Eles mostraram isso ao mundo. Mostraram que qualquer um era capaz de fazer aquilo também. Você não precisava ser um Jimi Hendrix para tocar guitarra. Bastava ter atitude e vontade.

Hey Ho! Let's Go!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores