sábado, 16 de janeiro de 2010

Globo de Ouro 2010

Amanhã, 17 de janeiro de 2010, ocorre o Globo de Ouro 2010. Assisti alguns dos filmes que estão concorrendo ao prêmio e vou dar os meus chutes aqui de quem tem mais chances de ganhar.

Melhor filme - Drama - Os cinco indicados são: Avatar, The Hurt Locker, Inglourious Basterds, Precious: Based on the Novel Push by Sapphire, Up in the Air. Assisti todos e achei Precious e Up in the Air bem fracos. "Precious" é a estória de uma adoslecente negra e obesa que tem a vida que ninguém desejaria ter. Eu gosto muito de dramas mas não gostei da maneira como esse foi contado. Deixou o filme bem chatinho. "Up in the Air", sinceramente não sei porque esse filme foi indicado. Romance piegas com final previsível. Minhas apostas ficam com os próximos três filmes. "Inglourious Basterds" é um dos melhores filmes do Tarantino em muitos anos. O final do filme eu achei meio idiota mas todo o resto é muito bom. "Avatar" é uma mega produção do James Cameron. Esse é um dos daqueles filmes que vão marcar época. O uso do 3D no filme é algo que realmente impressiona. A revolução dessa tecnologia pode ser comparada ao surgimento das cores nas telas quando só existiam o preto e branco. E não é só isso, o filme tem uma boa estória. Agora de todos esses o meu preferido é o "The Hurt Locker" que mostra um grupo anti-bombas americano trabalhando no Iraque. O filme é de extremo bom gosto com fotografia belíssima. Fortes doses de tensão e suspense marcam o enredo desse longa metragem. Apesar de que eu acho difícil esse filme ganhar, eu vou torcer por ele.

Melhor filme - Musical / Comédia - os cinco indicados são: (500) Days of Summer, The Hangover, It's Complicated, Julie & Julia, Nine. Não cheguei a assistir nem "Nine" nem "It's Complicated". "Julie & Julia" eu não gostei. O filme era tão chato que não acabava nunca. Mas minha mulher gostou, vai entender. Achei o papel da Meryl Streep insuportável. hehehe. Bom, eu ficaria mesmo com os dois próximos filmes. "The Hangover" é o filme mais engraçado dos concorrentes. Um grupo de 4 amigos vão para Las Vegas fazer uma despedida de solteiro e quando acordam percebem que está tudo revirado e não se lembram de nada. Foi mais ou menos a fórmula usada no também engraçado "Dude, Where's my Car?" do ano 2000. Mas eu vou apostar no "(500) Days of Summer", uma daquelas comédias romântica indies que vale a pena ver. O filme tem uma linguagem bem legal. Conta os 500 dias de um relacionamento amoroso. Muitas referências sonoras estão presentes também, uma cena em particular mostra eles tocando The Smiths.

Vou tentar ser mais breve nas próximas categorias.

Melhor ator em drama: Jeff Bridges por Crazy Heart, George Clooney por Up in the Air,
Colin Firth por A Single Man, Morgan Freeman por Invictus e Tobey Maguire por Brothers. Só não assisti "Crazy Heart" e "A Single Man". George Clooney não merece. O homem aranha, Tobey Maguire, fez uma boa atuação mas nada de excepcional. Morgan Freeman, que é carta marcada, está querendo ganhar outro prêmio ainda mais fazendo o papel de um político famoso como Mandela. Eu ficaria entre os dois que eu não assisti. E como é difícil opinar por algo que não se viu eu fico com Jeff Bridges, o imortal Grande Lebowski, pelo seu papel de guitarrista country.

Melhor atriz em drama - Emily Blunt por The Young Victoria, Sandra Bullock por The Blind Side, Helen Mirren por The Last Station, Carey Mulligan por An Education e Gabourey 'Gabby' Sidibe por Precious: Based on the Novel Push by Sapphire. Só não assisti dois desses: "The Young Victoria" e "The Last Station". Dos que eu assisti eu acho que tem mais chances é a Sandra Bullock por "The Blind Side". Ela fez um papel extremamente forte e bem interpretado. O sotaque dela está ótimo. Praticamente idêntico ao da personagem na vida real.

Melhor ator em musical/comédia - Matt Damon por The Informant!, Daniel Day-Lewis por Nine , Robert Downey Jr. por Sherlock Holmes, Joseph Gordon-Levitt por (500) Days of Summer e Michael Stuhlbarg por A Serious Man. Só assisti um desses filmes. Sem chances de acertar. Mas vou arriscar no Michael Stuhlbarg porque eu sou fã dos filmes dos irmãos Coen.

Melhor atriz em musical/comédia - Sandra Bullock por The Proposal, Marion Cotillard por Nine, Julia Roberts por Duplicity, Meryl Streep por It's Complicated e Meryl Streep por Julie & Julia. De novo, só vi um deles. E dessa vez eu nem arrisco em nenhuma delas.

Melhor animação - Vai ficar com "Up" sem sombra de duvidas.

Melhor filme estrangeiro - Los abrazos rotos, Baarìa, Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte, La nana e Un prophète. Só não tive oportunidade de Baarìa. "Los Abrazos Rotos" é mais um filme bem feito do Almodóvar com todos aquelas caracteristicas que já conhecemos. "Un prophète" é um filme francês um pouco cansativo que mostra a estória de um árabe que vai preso. Ele é um preso comum que aprende como funciona o sistema carcerário e através de alianças e estratégias vai se fortalecendo. "La Nana" é um filme chileno bem interessante que mostra a vida de uma doméstica e todos as suas loucuras, literalmente falando. O filme explora bem a parte psicológica da personagem. Agora o destaque é o alemão "Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte". Excelente filme, com imagens em preto e branco vislumbrantes. O filme conta acontecimentos estranhos que ocorreram numa pequena vila da Alemanha um pouco antes da Primeira Guerra Mundial. O clima é bastante sombrio. É do mesmo diretor de "Caché" e se você não gostou do final desse filme é melhor nem assistir o "Das Weisse Band". Mas é o meu favorito no Globo de Ouro para melhor filme estrangeiro.

Segue o link do IMDB com todas as categorias:

Estou ansioso para conhecer o resultado amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores